quarta-feira, 12 de março de 2014

CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO

TRABALHO FINAL DA PRIMEIRA FASE DO CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO

DEPOIS DE PARTICIPAR DE ALGUNS CURSOS DE DESENHO  E TER CONCLUÍDO O CURSO DE ARTES PLÁSTICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, TENDO COMO FOCO DE PESQUISA O DESENHO ARTÍSTICO, REALIZEI CURSOS VOLTADOS PARA ESTA ÁREA DIRECIONADOS PARA INICIANTES OU PESSOAS QUE NÃO SABIAM DESENHAR ALCANÇANDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS PARA AMBOS OS GRUPOS. DESTE MODO, ATRAVÉS DESTA POSTAGEM, GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS MEU MÉTODO DE ENSINO E O OBJETIVO DO MEU CURSO.

 
PLANO DE CURSO

CURSO
DESENHO ARTÍSTICO
PROFESSOR
ELI SANTOS DE CASTRO
CARGA HORÁRIA DAS AULAS
02 A 03 HRS/AULA – UM DIA/SEMANA

EMENTA DO CURSO
Estudo teórico e prático do desenho artístico e desenvolvimento de habilidades técnicas indispensáveis para o iniciante que deseja expressar-se realisticamente e desenvolver sua percepção visual, criatividade e auto expressão.

OBJETIVOS
Este curso tem como objetivo ensinar uma nova modalidade de percepção visual através do desenho, desenvolvendo a capacidade de observação e representação gráfica por meio de estudos teóricos e práticos visando capacitar o iniciante ou quem não sabe desenhar a expressar-se graficamente de modo realista desenvolvendo a criatividade e a auto expressão.

METODOLOGIA
Aulas Expositivas – aulas teóricas – apresentação de slide - discussão em grupo – análise e produção de texto.
Aulas Práticas – atividades lúdicas - técnicas de observação – técnicas de representação gráfica – técnicas de percepção e representação espacial – composição – desenvolvimento da criatividade e auto expressão.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado pelo seu crescimento pessoal ao longo do curso e interesse nas atividades em classe e extraclasse. Todo processo individual do aluno será datado e acompanhado de opinião pessoal. A cada fase do curso ele realizará uma obra apoiado no conhecimento técnico adquirido na fase presente, acompanhado de texto com fotografia da obra, poética e fotografias das referências visuais que inspiraram o trabalho. Por fim, esse trabalho será apresentado pelo aluno, discutido com os colegas e avaliado pelo professor.

BIBLIOGRAFIA
EDWARDS, Betty. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro. Betty Edwards; tradução Roberto Raposo: Ediouro.
EDWARDS, Betty. Exercícios para Desenhar com o Lado Direito do Cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro. 2003.
A ARTE DE VER I Curso de Desenho e Pintura. São Paulo: Editora Globo. 1985.
DESENHO A LÁPIS Curso de Desenho e Pintura. São Paulo: Editora Globo. 1985.
RODRIGUES, Luiz. Como Desenhar Dicas e Truques. N  08. São Paulo SP: Editora Escala.






 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Primeira Fase – Teoria, Intimidade com o Papel, Aprendendo a Ver e a Traçar

 

1 – Teoria do desenho:

·       Apresentação.

·       Apresentação da prática do artista.

·       Representação gráfica do professor.

·       Opinião particular sobre a teoria do desenho.

·       Discussão em classe.

·       Discussão em grupo.

·       Leitura de texto em grupo e justificação escrita de 15 linhas sobre a teoria apresentada.

·       Aula expositiva sobre a teoria do desenho.

2 – Uma nova modalidade de percepção visual através do desenho.

·       O desenho e a arte de andar de bicicleta.

·       Atividade lúdica.

·       Discussão em classe.

·       Aula expositiva confirmando a ideia do desenho como uma habilidade que pode ser aprendida.

3 – Poética.

·       Poema e poesia.

·       Poética e poesia.

·       Definições orais e textuais.

·       Análise crítica da folha de respostas.

·       Aula expositiva sobre o conceito de poética.

4– Arte Figurativa, Naturalista, Abstrata e Geométrica.

·       Teoria.

·       Desenho Abstrato.

·       Desenho Geométrico.

·       Cópia de um desenho realista – decalcado ou copiado.

·       Desenho Modificado.

·       Desenho aleatório de imagens abstratas e geométricas.

·       Recorte das imagens abstratas e geométricas.

·       Procurando e fotografando novas possibilidades com as imagens recortadas.

·       Escolha de uma imagem para reproduzir.

5 – Desenhos preliminares:

·       Desenhando uma pessoa sem modelo.

·       Desenho de criação de alguém realizando uma atividade.

·       Desenho de observação da própria mão.

·       Desenho de observação de uma cadeira.

Exercício extraclasse – Realizar cinco desenhos de observação de livre escolha e trazer na próxima aula com as referências.

6 – Familiarizando-se com o papel de desenho:

·       Exercício de relaxamento.

·       Desenho de vasos e rostos.

·       Vaso Barroco e o rosto de monstro.

·       Expressão pessoal linear.

·       Desenho executado de cabeça para baixo.

Atividade Extraclasse - Realizar 3 desenhos de observação. Antes de desenhar, realizar o exercício de relaxamento e com o desenho de cabeça pra baixo. Trazer na próxima aula com as referências.

7 – Contornando nosso sistema de símbolos juntando arestas e contornos:

·       Exercício de relaxamento.

·       Desenho executado de cabeça para baixo.

·       Desenhando a mão sem olhar para o papel.

·       Desenhando a mão olhando para o papel.

·       Atividade Extraclasse - Realizar 3 desenhos de observação. Antes de desenhar, realizar o exercício de relaxamento e com o desenho de cabeça pra baixo. Trazer na próxima aula com as referências.

(Levar uma flor complexa para a sétima aula).

8 – Juntando arestas e contornos.

·       Desenho de puros contornos de uma flor complexa. Desenhe durante trinta minutos.

·       Desenho de puros contornos de um objeto natural inanimado. Desenhe durante trinta minutos.

·       Desenho de puros contornos de uma folha de papel amassada. Desenhe durante trinta minutos.

Atividade Extraclasse - Realizar 3 desenhos de observação. Antes de desenhar, realizar o exercício de relaxamento e com o desenho de cabeça pra baixo. Trazer na próxima aula com as referências.

(levar uma pinha, saco de papel e dois objetos caseiros complexos para a oitava aula).

9 – Exercícios suplementares:

·       Antes de começar – passar cinco minutos fazendo um desenho de meros contornos de qualquer objeto complexo, a fim de preparar-se para a transição cognitiva para a modalidade-D.

·       Desenho modificado de contornos de uma pinha.

·       Desenho modificado de contornos de um saco comum de papel, em qualquer estado ou posição que desejar.

·       Desenho modificado de contornos de um objeto caseiro comum.

·       Desenho modificado de contornos do seu próprio pé descalço ou não.

(levar máquina digital e referências para desenho de observação e criação de uma obra de arte para a nona aula).

10 – Desenvolvendo a criatividade e a auto expressão:

·       Desenho linear de observação e criação de uma obra de arte com desenvolvimento poético.

Obs. Desenho realista.

11 – Avaliação dos resultados alcançados na primeira fase:

·       Apresentação individual e oral com explanação da poética.

·       Discussão com os colegas a respeito da obra.

·       Avaliação do professor.

(levar uma cartolina branca e um papel colorido para a décima primeira aula).

 

Segunda Fase – Composição, Espaço, Perspectiva e Aferição

 

12 – Composição e o desenho de espaços negativos:

·       Formatos diversos de formas geométricas e desenho de uma árvore.

·       Desenho de duas estrelas do mar.

·       Recorte do negativo.

·       Colagem das estrelas do mar em papel colorido.

(trazer uma tesoura, um papel branco tamanho A4 e um papel cartolina tamanho A4 para a décima segunda aula).

13 – Usando um visor para formar contornos:

·       Desenho dos espaços vazios de uma cadeira utilizando o visor.

·       Desenho de observação de uma mesa com um objeto complexo sobre ela. Desenhe durante trinta minutos.

·       Desenho dos espaços vazios de uma mesa utilizando o visor.

(levar um objeto caseiro, uma fotografia de uma figura humana numa posição complexa, fotografia de uma pessoa sentada numa cadeira, fotografia de um movimento complexo do corpo humano e o visor para a décima quarta aula).

14 – Exercícios suplementares:

·       Desenho dos espaços negativos de uma planta utilizando o visor.

·       Desenho dos espaços negativos de um objeto caseiro utilizando o visor.

·       Desenho dos espaços negativos de uma figura humana a partir de uma fotografia utilizando o visor.

·       Desenho dos espaços negativos de uma pessoa sentada numa cadeira utilizando o visor.

·       Desenho dos espaços negativos de um movimento complexo do corpo humano a partir de uma fotografia utilizando o visor.

(levar uma fotografia do interior de uma sala ou de uma paisagem com rua e edifícios para a décima quarta aula).

15 – Desenhando a olho utilizando as margens do papel para determinar ângulos:

·       Desenho de uma cadeira num canto da sala utilizando as margens do papel.

·       Observar o ângulo de inclinação da cabeça de uma pessoa em relação a vertical.

·       Desenho do interior de uma sala ou de uma paisagem com rua e edifícios.

(levar a fotografia de uma rua com edifícios ou qualquer outra referência fotográfica complexa em perspectiva, uma régua e papel canson branco ou cartolina branca para a décima quinta aula).

16 – Uma versão moderna do artifício de Dürer:

·       Desenho de observação baseado em referência fotográfica em perspectiva.

·       Desenho de observação baseado em referencia fotográfica em perspectiva utilizando a técnica do quadriculado.

(levar uma laranja para a décima sexta aula)

17 – Outro método de desenhar a olho utilizando a comparação de comprimentos e larguras relativas:

·       Desenho de uma laranja utilizando a técnica da aferição.

·       Desenho de uma mesa utilizando a técnica da aferição.

·       Desenho em perspectiva do canto de uma sala utilizando a técnica da aferição.

(levar uma fotografia de uma pessoa em perspectiva numa posição complexa).

18 – Exercícios suplementares:

·       Focalizando uma unha até vê-la como uma forma fechando um dos olhos.

·       Desenho de uma unha seguido do desenho do dedo e dos demais elementos das mãos utilizando os espaços negativos e calculando os ângulos das várias partes em relação a horizontal e a vertical.

·       Desenho de três objetos sobre uma mesa em diferentes localizações.

·       Desenho de observação de uma figura humana em perspectiva numa posição complexa.

(levar fotografias de diversos rostos em várias posições e um espelho de tamanho médio para a décima oitava aula).

19 – Reunindo tudo num conjunto: O lugar da proporção:

·       Desenhando uma figura vazia e vendo melhor do que nunca.

·       Desenhando um retrato.

·       Analisando o erro do crânio truncado.

(levar um espelho de tamanho médio para a décima nona aula).

20 – Preenchendo a forma vazia:

·       Desenhando sua própria cabeça observando as relações de proporção diante de um espelho.

·       Desenhando sua própria cabeça de perfil observando as relações de proporção diante de um espelho.

·       (levar máquina digital e referências para a vigésima aula).

21 – Desenvolvendo a criatividade e a auto expressão:

·       Desenho linear de observação de um ambiente em perspectiva contendo uma cópia de uma cabeça masculina e feminina de um grande mestre e criação de uma obra de arte com desenvolvimento poético.

Obs. Desenho realista.

22 – Avaliação dos resultados alcançados na primeira fase:

·       Apresentação individual e oral com explanação da poética.

·       Discussão com os colegas a respeito da obra.

·       Avaliação do professor.

 

Terceira Fase – Retrato

 

23 – Encarando o modelo: Desenhando um retrato com facilidade:

·       Desenhando um retrato de perfil.

Olhos

Nariz

Boca

Queixo

Pescoço

Colarinho

Orelha

Cabelo

Acessórios – óculos, chapéu, etc.

(levar quatro fotografias da cabeça de um desenho ou pintura de um grande mestre. Dois homens e duas mulheres para a vigésima terceira aula).

24 – Exercícios suplementares:

·       Cópia do desenho ou pintura da cabeça masculina de um grande mestre.

·       Cópia do desenho ou pintura da cabeça feminina de um grande mestre.

25 – Desenhando um retrato de três quartos.

·       Desenho com modelo vivo.

(levar duas fotografias da cabeça de um homem e uma mulher na posição de três quartos e uma lanterna e um espelho tamanho médio para a vigésima quinta aula).

26 – Exercícios suplementares:

·       Cópia do desenho de um grande mestre mostrando um homem na posição de três quartos.

·       Cópia do desenho de um grande mestre mostrando uma mulher na posição de três quartos.

·       Autorretrato diante do espelho com iluminação, luz e sombra.

27 – Desenhando um retrato visto de frente:

·       Desenho com modelo vivo.

(levar duas fotografias da cabeça de um homem e uma mulher vistos de frente, uma lanterna e um espelho tamanho médio para a vigésima sétima aula).

28 – Exercícios suplementares:

·       Cópia do desenho de um grande mestre mostrando um homem de frente.

·       Cópia do desenho de um grande mestre mostrando uma mulher de frente.

·       Autorretrato diante do espelho com iluminação, luz e sombra.

·       (levar máquina digital e referências para a vigésima oitava aula).

29 – Desenvolvendo a criatividade e a auto expressão:

·       Releitura da obra de um grande mestre através de um autorretrato contendo luz e sombra.

Obs. Desenho realista.

30 – Avaliação dos resultados alcançados na primeira fase:

·       Apresentação individual e oral com explanação da poética.

·       Discussão com os colegas a respeito da obra.

·       Avaliação do professor.

(levar um pincel número 07, um vidro de tinta nanquim e dois retratos em que a sombra predomine sendo totalmente escura para a trigésima aula).

 

Quarta Fase – Luz e Sombra

 

31 – Percepção de sombras:

·       Concentrando seu olhar numa sombra, virando a imagem de cabeça para baixo e vendo a sombra como forma.

·       Destacando as formas das sombras.

32 – Destacando as formas das sombras:

·       Destacando as formas das sombras com modelo vivo.

·       Sombras mais claras e mais escuras com linhas entrecruzadas.

(levar pincel, lápis ou carvão, tinta nanquim, um saco de papel, uma natureza-morta realizada com linhas entrecruzadas, dois retratos de um grande mestre em que a sombra predomine para a trigésima segunda aula).

Sugestão: pesquisar Grande Natureza-Morta com Lata de Café (1934) de Giorgio Morandi.

 

33 – Exercícios suplementares:

·       Cópia de um retrato de um grande mestre utilizando luz e sombra.

·       Cópia de um retrato de um grande mestre usando pincel e tinta nanquim.

·       Cópia de uma natureza morta com luz e sombra usando linhas entrecruzadas.

·       Desenho a lápis de um saco de papel usando luz e sombra.

(levar seu retrato, carvão, pincel, tinta nanquim e três retratos de um grande mestre).

34 - Exercícios suplementares II:

·       Duas cópias de um grande mestre a carvão.

·       Cópia de sua fotografia usando o papel de desenho coberto de carvão retirando as partes iluminadas com uma borracha.

·       Cópia de um grande mestre usando pincel e tinta nanquim para destacar as sombras.

35 – Desenvolvendo a criatividade e a auto expressão:

·       Criação de uma obra de arte por meio de observação com luz e sombra com técnica livre.

Obs. Desenho realista.

36 – Avaliação dos resultados alcançados na primeira fase:

·       Apresentação individual e oral com explanação da poética.

·       Discussão com os colegas a respeito da obra.

·       Avaliação do professor.

37 – Exposição coletiva com os melhores trabalhos de cada aluno.

·       Exposição coletiva.

·       Confraternização final.

 

 Despesas do aluno:

 

·       500 FOLHAS DE PAPEL OFÍCIO.

·       CADERNO DE DESENHO CANSON A4 DE FOLHA BRANCA COM 150 A 180 E GRAMATURA.

·       LÁPIS DE DESENHO HB, 2B E 6B.

·       BORRACHA BRANCA MACIA (NÃO COMPRAR BORRACHA PLÁSTICA).

·       ESTILETE.

·       TESOURA.

·       FITA CREPE.

·       COMPENSADO.

·       PASTA GRANDE PARA OS DESENHOS.

·       TINTA NANQUIM.

·       PINCEL NÚMERO SETE (UTILIZADO PARA PINTAR COM AQUARELA).

·       CARVÃO PARA DESENHO.



CURSO PARTICULAR DE DESENHO ARTÍSTICO

OS DESENHOS EXIBIDOS A PARTIR DAQUI REVELAM A PRODUÇÃO DE UMA ALUNA DE DESENHO E SEU CRESCIMENTO AO LONGO DO CURSO.




















ESTUDO PRELIMINAR DO TRABALHO FINAL



























 CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO EM TIJUAÇU

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE DESENHO NA UNEB DE SENHOR DO BONFIM