quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RETRATO


Eli de Castro - Retrato de Geisa
            A representação da realidade foi um tema constante na história da arte, mas isso começou a mudar na segunda metade do século XIX com o advento da fotografia. Desde então os artistas foram perdendo a exclusividade. Uma fotografia poderia ser realizada em menos tempo e de forma mais realista. Por causa disso alguns começaram a dizer que esse seria o fim da pintura, mas pelo contrário: A invenção da fotografia deu aos artistas a oportunidade de experimentar novas possibilidades. Por causa disso surge o Impressionismo, o Pós-Impressionismo e a arte Moderna.
            Apesar da arte contemporânea distanciar-se cada vez da mera representação da realidade, o realismo ainda tem a capacidade de nos envolver. Por isso o retrato se torna um tema atual.  
            O retrato sempre me causou esse encantamento e como artista, sempre procurei meios para poder representar de modo realista a figura humana. Para isso realizei inúmeros retratos. Mas gostaria de apresentar alguns que creio serem os mais significativos nessa trajetória. Esse que vocês estão vendo é o mais recente.
            Este é um retrato de um senhor que faleceu há algum tempo. O seu filho me encomendou esse retrato para homenageá-lo. Decidi mostrar para vocês as fases  de construção dessa obra explicando como faço para realizar um desenho como esse.

Eli de Castro - Retrato a Carvão

Desenho 01

            Na primeira fase do retrato eu faço uma espécie de estudo para saber como vou realizá-lo evitando alguns erros. Em seguida marco as linhas auxiliares para determinar o espaço de cada elemento da figura. Na sequencia, apago as linhas auxiliares e começo a marcar as sombras. Nessa imagem vocês estão vendo apenas o início da marcação das sombras.
Desenho 02

            Agora vocês estão vendo a marcação das sombras e a marcação do fundo. Para mim, iniciar marcando o fundo me ajuda a ver com mais clareza os tons para poder realizar o sombreamento de modo fiel.
Desenho 03

  Desenho 03

            Nesta fase aprofundo marcação das sombras realçando os tons e corrigindo alguns detalhes. Na sequencia começo a marcação do cabelo aplicando manchas em vários tons que me auxiliarão na arte final.
Desenho 04 - Detalhamento do Cabelo e Realce do Sombreamento

Retrato Finalizado
Primeiro Estudo para "Mota"

Segundo Estudo para "Mota"

Mota - Linhas auxiliares

Mota - Retrato a Carvão - Desenho Finalizado


 
Dona Silu - Linhas auxiliares

Dona Silu - Linhas auxiliares
Dona Silu - Sombreamento




Um comentário: