domingo, 26 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DAS ANTIGAS

Samba de Lata de Tijuaçu
            Desde o ano de 2010, tenho desenvolvido um trabalho como professor de Artes na Escola Municipal de Primeiro Grau de Tijuaçu, comunidade quilombola, distrito de Senhor do Bonfim BA.
            Pude perceber inicialmente que os alunos apresentavam um distanciamento em questões relativas a arte e a cultura, dificuldades que estão sendo superadas com o desenvolvimento de atividades artísticas diversas voltadas para a valorização da cultura local.
            Nesta sessão do blog gostaria de apresentar as primeiras atividades que estão sendo desenvolvidas no ano de 2012, tendo como objetivo o conhecimento, sensibilização, prática e valorização dos mais diversos meios de expressão artística e cultural que abrangem desde a arte universal, popular brasileira e a cultura local, proporcionando situações em que os alunos percebam-se como resultado de um processo cultural e com intervenções que promovam a valorização de sua cultura.
De acordo a minha diagnose inicial para o ano de 2012, percebi que as turmas ainda apresentam um certo distanciamento no que se refere a questões culturais próprias a sua comunidade, a arte universal e pouco direcionamento no que se refere à disciplina, contudo esse quadro atual em relação ao ano de 2010 tem revelado avanços.
Para melhorar esse quadro, a direção da escola juntamente com os professores tem como proposta didática para este ano a interdisciplinaridade resultando numa viagem a Salvador para que os alunos vivenciem a realidade estudada durante o ano letivo.

Projeto Pedagógico - 2012
A comunidade quilombola de Tijuaçu está situada no semi-árido baiano e seu processo histórico cultural tem como marca à resistência, ou seja, não está isolada da resistência quilombola da Bahia na construção da identidade afro-brasileira.
Todas as coisas a nossa volta tem uma história. por isso, a Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu, após debate com toda a equipe escolar, traz uma proposta integrada de trabalho, um projeto interdisciplinar que contempla o estado da Bahia, como foco principal na aquisição e construção do conhecimento durante o ano letivo de 2012.

O Projeto Pedagógico oferecido pela escola abrange diversas áreas do conhecimento humano e pretende reforçar a relação da construção de conhecimento com o contexto social em que foi produzido com a intencionalidade de subsidiar o professor no processo de ensino, sempre incentivando-o a buscar ele próprio novas formas de explorá-lo, de modo que possa estimular no educando a curiosidade, o espírito investigativo do aprender a aprender e a desvendar as histórias que estão por toda parte. como o próprio tema sugere, são muitas as possibilidades de descobrir e compreender a diversidade e a pluralidade da cultura de cada lugar.

Uma excursão à Salvador, com os alunos do 9º ano, foi escolhida para ser o elemento mais visível, por  traduzir o mistério próprio das belezas, onde estão guardados os segredos mais antigos da Bahia.
Pense que Tijuaçu faz parte de um espaço maior: a Bahia. Pense também que localiza-se no Brasil e no imenso planeta Terra. Pense em quantos segredos podem ser descobertos e na capacidade que tem o homem de transformar o ambiente em que vive, isto é, de construir muitas outras histórias.

Maria de Fátima Xavier Ribeiro - Diretora

            Uma das primeiras ações para este ano foi a realização de um evento cultural na escola em comemoração ao carnaval tendo como tema “Carnaval das Antigas.” Esta abordagem teve como proposta a valorização da cultura brasileira, tendo em vista a grande importância desse evento cultural no âmbito nacional, levantando a questão da importância da música popular brasileira através das marchinhas de carnaval e para que os alunos  percebam as diferenças entre músicas do passado e canções atuais. Para isso, após a finalização do evento, os alunos puderam participar de uma discoteca montada na escola onde músicas da atualidade que tinham relação com a cultura local foram apresentadas.
            Para tanto a matéria de artes destacou a importância das máscaras e das fantasias no carnaval tendo como objetivo final a confecção de máscaras pelos alunos e um concurso de máscaras e fantasias. Aqui vocês podem ver um pouco do que aconteceu.




Aluns do Ensino Fundamental

Concurso de Máscaras

Concurso de Máscaras















Concurso de Fantasia




Coordenadora

Diretora













Um comentário:

  1. Esta Comunidade representa a luta e a resistencia das tradicoes africanas no Brasil. Gostaria muito de manter contato com ela, pois minha avó afirmava ter fugido de Senhor do Bonfim-BA quando era criança.
    Obrigado
    fabio.delideli@hotmail.com

    ResponderExcluir