segunda-feira, 12 de março de 2012

A FIGURA HUMANA NA ARTE


CORPO
Corpo, palavra com tantos significados no dicionário e alvo de grande interesse no universo da arte.
            O corpo é uma porção delimitada de matéria. Traz a ideia de unidade de determinada matéria.
            Podemos falar, por exemplo, de corpo celeste quando nos referimos a alguma matéria no espaço, como os planetas e as estrelas. Ou chamar de corpo docente o conjunto de professores de uma escola. Também costumamos dizer que o corpo de um objeto é sua parte principal ou central.
            Mas o corpo que causa mais curiosidade ao ser humano é o seu próprio corpo.


A FIGURA HUMANA NA ARTE
            Nesse olhar para si mesmo, a humanidade já usou o corpo como matéria-prima, como tema e como suporte para obras de arte.
            O corpo humano é capaz de se adaptar a inúmeras situações, de movimentar-se de variadas maneiras e de assumir uma infinidade de posições.
            O corpo determina em grande parte a existência do ser humano. Nossa ação, nossa percepção e nossa expressão são dependentes do nosso corpo.
            Por isso, a representação da figura humana acompanha a arte desde as primeiras manifestações gráficas da humanidade. Em cada lugar e época, assume formas e causas diferentes. E até os dias de hoje continua encantando espectadores e desafiando artistas.

Caçada da onça, na toca da subida da Serrinha. Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí)




DA PRÉ-HISTÓRIA ATÉ HOJE
            Na Pré-História o ser humano – com trações simples ao desenhar, pintar ou esculpir – foi capaz de registrar acontecimentos de sua época, fornecendo importantes informações sobre seu tipo de vida.
            Para fazer pinturas nas paredes das cavernas (pinturas rupestres), ele utilizava os dedos e talvez pincéis simples improvisados, como tocos de madeira, folhagens ou pelos de animais. Também produziu suas próprias tintas.
            Carvão, sementes, folhas vegetais, sangue e gorduras de animais eram as matérias-primas dessas tintas primitivas.
            A figura humana aparece tanto em cenas do cotidiano da Pré-História como em cerimônias. A dança, os rituais e a caça são as ações humanas mais representadas nas pinturas rupestres.

MÃOS PRÉ-HISTÓRICAS
         Normalmente, a figura humana pré-histórica aparece em desenhos esquemáticos, por vezes segurando ferramentas, armas ou outros objetos. O movimento (ou ação) é sugerido pela posição dos braços e das pernas. Não há muita proporção, isto é, respeito ao tamanho das figuras em relação às imagens dos animais, nem entre si.
            Em alguns lugares foram encontradas imagens de palmas de mãos humanas, datadas da Pré-História, como na Cova das Mãos (Argentina). Mas raramente aparece nessas pinturas alguma parte do corpo separada do restante, ou com muito detalhamento, como um rosto com suas feições.
 O COTIDIANO EM TIJUAÇU ATRAVÉS DE DESENHOS ESQUEMÁTICOS SEGUNDO A TÉCNICA DE PINTURAS RUPESTRES

Os alunos iniciaram suas reflexões conhecendo o boneco articulado, instrumento muito utilizados por artitistas no estudo do corpo 


 Na sequência assistiram o desenho animado "Pantera Pré-Histórica". Ao final, fizemos uma análise sobre esse período remoto levantando questões sobre o assunto

            Logo depois os alunos assistiram um vídeo sobre a Pré-História e a pintura rupestre.

            Baseado nessas reflexões, os alunos de Sétimo ano A desenvolvem atividades práticas norteadas pela técnica de representação de desenhos e pinturas rupestres procurando mostrar o cotidiano de Tijuaçu através de imagens em que a figura humana esteja em evidência.
ESTUDOS PRELIMINARES – CONHECENDO A TÉCNICA E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA PRÉ-HISTÓRIA

            A turma iniciou seu processo criativo aprendendo como realizar um desenho esquemático por meio de desenhos que davam mais importância a tcomunicação do que a regras de proporção acadêmica. Cada trabalho devia ter cenas que pudessem ser identificadas facilmente pelos espectadores.








PARTINDO PARA A PRÁTICA – PAINEL COLETIVO – O COTIDIANO EM TIJUAÇU

Escolha do Suporte para a Pintura - A escolha do papel cráfit se deu pela cor, que nos remete a cor de uma rocha, sendo que queríamos imtar o processo de pintura parietal primitivo
Para a relaização do painel os alunos tiveram que remover os obstáculos da sala, assim eles teriam espaço livre para sua produção
Para dar um toque de realismo ao trabalho, decidimos amassar o papel procurando imitar as imperfeições de uma rocha
Iniciando a pintura do painel

















PINTURA RUPESTRE – PEDRA DECORATIVA




























Um comentário:

  1. muito legal e interessante mais esses desenhos e essas crianças encapetadas ninguém merece os desenhos podiam estar melhores de verdade tem uns que parecem bonecos vudu olha isso é magia negra vocês estão ensinando coisas satânicas melhor retirarem estas fotos de diabos,capetas,filhos da puta mirim

    ResponderExcluir