domingo, 4 de dezembro de 2011

LANÇAMENTO DO CORDEL A BIATA E O ATEU

          

      Na noite de 28 de Julho de 2011, no STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) na cidade de Quixabeira, Bahia, a 300 Km de Salvador, ocorreu o lançamento do meu primeiro cordel "A Biata e o Ateu". Esse evento também marcou o lançamento de um projeto cultural na cidade de Quixabeira que tem como objetivo valorizar, incentivar e fortalecer a cultura popular do Município.
          Essa ideia teve início em 2006, enquanto eu cursava  o segundo ano do curso de Artes Plásticas, na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nesse período eu conheci um grupo de pessoas que tinham um objetivo em comum: O de incentivar e fortalecer a cultura em seus lugares de origem. Nossa primeira ação foi em Quixabeira em Junho de 2006, quando realizamos uma exposição coletiva de desenhos, pinturas,  com palestras, entrevistas, oficinas de modelagem, desenho, pintura e um evento cultural que envolvia música e apresentações folclóricas. Em Dezembro do mesmo ano estivemos na Cidade de Vitória da Conquista, Bahia, realizando o mesmo projeto cultural.
          Em nosso processo de ensino-aprendizagem havia o que nós chamávamos de RotAtividade, uma troca de conhecimentos entre a arte acadêmica e a cultura popular, deste princípio  surgiu o nome  do  grupo: RotAtiva, definido por um de seus membros conhecido como Uzeda. E a realização desse evento cultural em Quixabeira nada mais é do que um legado desse jovem. Ele sabia da minha afinidade com a poesia e como era um apaixonado pela literatura de cordel, acabou me inspirando a escrever A Biata e o Ateu. Mas quem foi Uzeda, ou melhor: Antônio Luiz Uzeda de Oliveira Junior?
          Estudante de Artes Plásticas, desenhista, pintor, escultor e artista gráfico. Tinha estatura mediana, era forte e tinha cara de bravo,  mas na verdade ele era um homem bom, simples e doce. Uma das poucas pessoas com quem se pode falar sobre poesia. Como eu havia dito, ele sabia da minha afinidade com a poesia e como era apaixonado pelo Nordeste e por literatura de cordel, sempre me incentivava a conhecer mais sobre o assunto para escrever um cordel. E como era ateu e namorava uma garota católica (Adriana Fernandes, A Biata), eu costumava a brincar dizendo que a história dele daria um cordel, e que se chamaria A Biata e o Ateu. Sempre falava isso, mas nunca escrevi nada a respeito. Na verdade ele queria que eu escrevesse sobre algo que tivesse relação com o grupo RotAtiva. Mas eu falava pra ele que pra escrever eu precisava de conhecimento e inspiração, que teria de vir acompanhado de  algo pra me inspirar, então, com o maior sacrifício do mundo ele me emprestou alguns de seus cordéis mais valiosos pra que lendo eu me inspirasse. E funcionou. Assim eu escrevi a primeira parte do que seria esse cordel falando sobre o grupo RotAtiva:

Cultivei um desejo
Dentro do meu coração
De levar pro sertanejo
A arte, o belo, a inspiração
Lhe ensinando o que eu aprendo
E do mesmo recebendo 
O seu saber em comunhão

E hoje o sonho é realidade
Pois agora incentivo a cultura
Movimentando a comunidade
Permitindo a geração futura
Auto conhecimento, identidade
Através da sensibilidade
Do lazer e da ternura. 

          Mas esse cordel parou por aí, porém, por algum motivo a história A Biata e o Ateu  começou a germinar, mas eu ainda não havia escrito nada.
          Bem, nesse período algo aconteceu. Uzeda começou a se queixar de algumas dores e fazendo alguns exames ele descobriu que estava com câncer. Essa notícia nos assustou um pouco, mas quando vimos a confiança que Uzeda transmitia, nós nos tranquilizamos e acreditamos que tudo sairia bem.
          Depois de alguns meses Uzeda saiu do hospital e voltou pra faculdade cheio de planos. Ele sempre foi uma cara cheio de planos. Em nossas conversas particulares sobre arte e poesia ele costumava me falar sobre um plano simples pra sua velhice. Ter um computador de ultima geração e ficar jogando vídeo game o resto da vida.
          Mas então o câncer voltou. Depois da notícia eu fui visitá-lo, mas os seus olhos já não transmitiam a mesma confiança.Quando voltei de Salvador eu não conseguia pensar em outra coisa. Ficava imaginando o que eu poderia fazer pra animá-lo pra ver dinovo aquela mesma confiança que ele transmitia. Foi então que eu lembrei do cordel esquecido... e resolvi que depois que eu voltasse de Salvador e estivesse em Quixabeira, me dedicaria a escrever o cordel A Biata e o Ateu e assim que eu voltasse a Salvador eu o presentearia com esse folheto, que além de ser um presente seria uma homenagem. Então quando eu cheguei em Quixabeira me confinei no meu quarto dedicando-me apenas a escrever. Pouco tempo depois eu havia terminado o cordel. Foi quando recebi a notícia de que Uzeda havia falecido. Infelizmente ele não pode receber esse presente, mas naquela noite de 28 de Julho todos nós fomos presenteados por seu legado.


MOMENTOS QUE ANTECEDERAM A PROGRAMAÇÃO
BARRACA DE CORDEL
ZUMAR SÉRIGIO, CORDELISTA E ARTISTA POPULAR DE SENHOR DO BONFIM
STTR LOTADO
APRESENTADORAS MARLINE E ELIENAY
ELIENAY E MARLINE
DALBERTO LIMA, POETA E COMPOSITOR DE QUIXABEIRA
ABERTURA - CANTANDO O HINO NACIONAL E O HINO DE QUIXABEIRA (COMPOSIÇÃO DE DALBERTO LIMA)
HOMENAGEM DO GRUPO MULHERES DE RODA DE QUIXABEIRA A ELI DE CASTRO E SUA MÃE JOZENITA (NITA)
ELI DE CASTRO E SUA MÃE
APRESENTAÇÃO DO GRUPO MULHERES DE RODA DE QUIXABEIRA
PROFESSOR ISMAEL RECITANDO UM POEMA
EDUCADORA CLAUDIA INTERPRETANDO SÚPLICA CEARENSE DE LUIZ GONZAGA
APRESENTAÇÃO DE ZUMAR SÉRGIO RECITANDO UM CORDEL
SANFONEIRO ANTUZO DO TRIO JACOBINA - SOLO INSTRUMENTAL DE ASA BRANCA
APRESENTAÇÃO DE ELI DE CASTRO
ANIMAÇÃO DO CORDEL A BIATA E O ATEU
HOMENAGEM A UZEDA
GRUPO CORDEL CANTADO DE QUIXABEIRA CANTANDO A VIDA DO VIAJANTE EM HOMENAGEM A UZEDA E AO GRUPO RotAtiva

GRUPO CORDEL CANTADO
VALDO E GIL - VALDO - ILUMINAÇÃO - GIL - CENOGRAFIA
ELI DE CASTRO E ADRIANA FERNANDES (A BIATA)
ADRIANA FERNANDES, MEU IRMÃO ÉDEN DE CASTRO, MINHA MÃE NITA
SANFONEIRO ANTUZO - GRANDE ARTISTA DE QUIXABEIRA
GRUPO CORDEL CANTADO

Cruz - A Biata e o Ateu


A Promessa de Dona Ana




Dona Fidé e o Forró

O Nascimento da Biata

O Nascimento do Ateu

A Família da Biata
A Morte de Dona Fidé
A Biata Mirin

O Ateu Mirin

A Vocação de Adriana

O Santeiro Ateu

A BIATA E O ATEU


    ANIMAÇÃO DO CORDEL A BIATA E O ATEU
VÍDEO EM HOMENAGEM A UZEDA








































Nenhum comentário:

Postar um comentário